IPVA 2018 RN — Tabela, Consulta, Valor e Pagamento → CONFIRA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Rio Grande do Norte (IPVA 2018 RN) será organizado pelo Detran do Rio Grande do Norte. Este tributo deve ser pago por todo o motorista que possui um ou mais automóveis circulando pelas suas vias e rodovias.

E com os ótimos recursos tecnológicos que o site do Departamento de Trânsito do estado disponibiliza, os donos de veículos automotores conseguem resolver todas as suas pendências sem sair de casa.

Continue acompanhando o artigo abaixo e tenha acesso a ótimas dicas que poderão te ajudar a realizar o pagamento IPVA Rio Grande do Norte de maneira mais fácil, além de se informar mais a respeito sobre esse imposto. Ficou curioso? Veja mais logo a seguir.

Leia também:

O que é o IPVA 2018 RN?

O IPVA RN precisa ser pago todos os anos, isso significa que todo proprietário de veículo automotor não está isento ao pagamento do imposto. Ele é cobrado de forma obrigatória e cada estado é responsável pelo recolhimento e administração do mesmo.

IPVA 2018 RN

O processo de pagamento desse imposto obrigatório ocorre de duas maneiras diferentes. Na primeira opção, o contribuinte pode pagar à vista e aproveitar um desconto que pode mudar de acordo com o exercício financeiro. Na segunda, temos a opção do parcelamento que não incide juros, porém não conta com desconto no valor da dívida.

Procure evitar atrasos e escolha qual delas melhor se encaixa para você. Pois caso atrase o pagamento IPVA 2018 RN, você estará sujeito a multas ou até mesma a perda de pontos na carteira.

Consulta IPVA 2018 RN

Realizar a consulta IPVA 2018 RN é um processo muito importante, principalmente para que o proprietário saiba qual é o valor que está sendo cobrado do imposto. Esse valor passa por alterações todos os anos, conforme já orientado anteriormente, e isto ocorre por que o mesmo é calculado de acordo com o tipo e o ano do seu veículo.

Como não temos o valor estabelecido para todos, precisamos ver qual se encaixa no veículo que possuímos. Dessa forma, será necessário realizar uma consulta individual para você obter essa informação.

Portanto, veja o guia explicativo que elaboramos a seguir para saber como consultar IPVA RN. Vamos lá:

IPVA 2018 RN


Passo 01 – Primeiro acesse o site do Detran RN www2.detran.rn.gov.br e aguarde a página carregar.


Passo 02 – Em seguida você deverá preencher os campos em branco com o Renavam e o número da placa do veículo.


Passo 03 – Por fim, basta clicar no botão “Consultar” para ter acesso à todas as informações sobre as pendências de seu veículo.


Não existem custos para acessar os serviços disponibilizados no site e o mesmo pode ser acessado em qualquer dia da semana e em qualquer horário. O atendimento presencial continua em funcionamento, mas acaba sendo indicada em último caso.

Tabela IPVA 2018 RN

Ao ter acesso ao calendário IPVA RN, o proprietário pode consultar as datas estabelecidas para o seu veículo. Isso funciona da seguinte forma: o Detran separa as datas de acordo com o dígito final da placa, sendo assim, também temos outra informação que varia de acordo com cada automóvel.

IPVA 2018 RN

A divulgação do IPVA Rio Grande do Norte calendário de pagamento é feita com antecedência, o que permite que o proprietário tenha acesso a essa informação para poder se organizar e efetuar a quitação da dívida dentro do prazo estabelecido para vencimento. Os prazos também vão variar de acordo com o método de pagamento.

Todos os anos as datas são atualizadas, portanto você não pode se esquecer de consultar aquela que se aplica ao ano vigente. Isso permite que você evite atrasos, o que será muito importante.

Como pagar o IPVA 2018 RN

IPVA 2018 RN

Escolha o melhor pagamento para esse imposto, lembrando que você tem duas opções disponíveis. O IPVA RN pagamento poderá ocorrer da seguinte maneira:

  • Pagamento em cota única: com 5% de desconto;
  • Pagamento parcelado: sem desconto, disponível em três vezes.

O proprietário não vai pagar juros por efetuar o parcelamento do imposto, quanto a isso não precisa se preocupar. Além disso, outro assunto que não podemos nos esquecer diz respeito as opções para quitação das nossas contas. Esse último processo poderá ocorrer através de redes bancárias, caixas eletrônicos, internet Banking e também aplicativos.

Precisamos escolher o método de IPVA 2018 Rio Grande do Norte pagamento que melhor se encaixa em nosso orçamento financeiro. A opção de desconto sempre varia de acordo com o ano e em alguns casos o Detran pode oferecer um valor mais alto, vale a pena verificar qual se aplica para o exercício vigente.

Leia também:

Devido à importância que tem, o IPVA Rio Grande do Norte é uma preocupação geral para todos os proprietários que possuem veículos registrados nesse estado. A parte interessante é que temos diversos serviços informatizados e isso agiliza bastante a resolução de pendências por parte dos proprietários de veículos.


  • Conclusão

Não podemos deixar de considerar que o Detran RN facilitou e vem facilitando a vida do cidadão a partir do momento em que ele permite o pagamento em cota única e também parcelado. Cabe a cada proprietário ter mais atenção aos prazos e escolher a melhor forma na hora de pagar o seu imposto.

Eai, ficou com alguma dúvida a respeito do assunto? Se sim, deixe o seu comentário logo abaixo que responderemos em breve.

Deixe um Comentário