IPVA 2018 PI — Tabela, Consulta, Valor e Pagamento → CONFIRA

O IPVA 2018 PI é um imposto importante, precisamos ter muita atenção, principalmente no que diz respeito as datas de pagamento que são estabelecidas pelo próprio Detran que é o órgão responsável pelo recolhimento e toda a administração do mesmo.

Não se preocupe porque esse órgão fará a publicação dessas informações pela internet e ficará muito mais fácil para você consultar e não ter que procurar os atendimentos presenciais somente para ter acesso a essa informação.

Verifique aqui conosco os principais detalhes sobre o IPVA Piauí e saiba quando efetuar o pagamento, onde a guia de recolhimento pode ser emitida e também como foi dividido o calendário de pagamento para o respectivo ano. Confira Já!

Leia também:

O que é o IPVA 2018 PI?

O IPVA PI é obrigatório e uma vez por ano os proprietários efetuam o pagamento do mesmo. O valor não é igual e varia de ano para ano e também de veículo para veículo.

IPVA 2018 PI

Aqui você vai poder consultar IPVA 2018 Piauí as principais informações relacionadas ao estado do Piauí e você verá que o Detran é um órgão responsável pelo mesmo e ainda disponibiliza muitas informações para serem consultadas pela internet, o que irá facilitar bastante a sua vida.

Por ser um imposto obrigatório, a partir do momento em que o cidadão não faz o pagamento do mesmo, ele caindo na dívida ativa e isso pode gerar vários problemas sérios para ele.

O ideal é sempre ter acesso as informações para o ano atual e sempre pagar em dia. Caso você tenha alguma pendência anterior, entre em contato com atendimento presencial para que você possa fazer a quitação dos débitos.

Consulta IPVA 2018 PI

A primeira via da guia de recolhimento enviada diretamente no endereço do proprietário, mas pode ser que ele não receba esse documento e a alternativa é fazer a emissão da segunda via para que o pagamento possa ocorrer sem atrasos.

A segunda via da guia de pagamento IPVA 2018 PI pode ser emitida pelo site e também pelo atendimento presencial, para que indicam os primeiramente o uso do sistema online para que depois você procure o atendimento presencial se não for possível a primeira alternativa.

Veja a seguir as instruções necessárias para realizar a consulta IPVA PI 2018:

IPVA 2018 PI

Passo 01. O primeiro passo a ser dado é o de acessar o site do DETRAN PI por meio do endereço eletrônico a seguir: www.detran.pi.gov.br. Acesse essa página e espere-a carregar completamente.


Passo 02. Nessa etapa, será necessário informar o número da placa, do renavam e o ano de exercício que deseja consultar. Insira o captcha conforme indicado e depois clique em Consultar.


Passo 03. Dentro de poucos segundos o sistema retornará com o valor IPVA Piauí a ser pago pelo veículo consultado.

O sistema não faz a emissão desse documento se os dados informados estiverem incorretos, então recomendamos muita atenção nesse detalhe para que você não fique com nenhuma pendência nesse sentido.

Tabela IPVA 2018 PI

Para ter acesso aos prazos de pagamento é necessário conhecer o calendário IPVA 2018 PI que é publicado diretamente no site desse órgão e essa consulta também poderá ocorrer de forma rápida e fácil.

IPVA 2018 PI

Qualquer serviço que estiver disponível pela internet permite que você acesse em qualquer hora do dia e dentro de qualquer horário, as limitações para acesso só se aplicam quando se tratam de atendimentos que são presenciais.

A seguir deixamos o link onde você será redirecionado diretamente para o calendário de pagamentos desse imposto: www.site.detran.pi.gov.br.

O calendário IPVA 2018 PI é atualizado todos os anos, portanto, sempre consulte aquele que estiver atualizado e sendo aplicado para o exercício vigente.

Precisamos ter informações atualizadas em relação aos pagamentos e qualquer outro tipo de detalhe sobre o IPVA PI, principalmente porque os detalhes dele são atualizados constantemente e precisamos acompanhar tudo para não deixar nada passar.

Como pagar o IPVA 2018 PI

IPVA 2018 PI

As dúvidas sobre como realizar o pagamento IPVA Piauí é muito comum, assim como qualquer outro tipo de imposto obrigatório que temos opções diferentes de quitação e prazos estabelecidos.

Portanto, o primeiro passo é sempre acessar o calendário IPVA 2018 PI para que você tenha conhecimento sobre o prazo estabelecido para o final da placa do seu veículo, depois de fazer isso fazer isso, é necessário escolher qual forma de pagamento efetuar.

Isso acontece pelo fato de que o Detran Piauí vai disponibilizar duas formas de quitação, a primeira é através da cota única e a segunda, através do parcelamento.

Abaixo descrevemos a características de cada uma e você poderá analisar melhor qual delas fica bom para você pagar o imposto:

  • Pagamento via cota única: Nessa opção o contribuinte tem um desconto de 15%;
  • Pagamento parcelado: Essa opção, o contribuinte não tem nenhum desconto, mas pode efetuar o pagamento em 3 x e sem incidência de juros.

O desconto à vista acaba sendo muito mais vantajoso, mas não são todas as pessoas que escolhem essa opção na hora de quitar o imposto, por isso que o Detran sempre vai disponibilizar a duas opções e cada um analisa qual é melhor para si mesmo.

Sempre que for pagar em cota única, não deixa de estar analisando o prazo final para a mesma, isso porque ela é sempre antecedida do pagamento parcelado.


  • Conclusão

Não é novidade falar dos serviços públicos que os órgãos têm disponibilizado, principalmente pelo fato de que esse tipo de serviço está sendo cada vez mais utilizado e precisamos saber como fazer o uso correto deles.

Ganhamos muito mais tempo quando temos a opção de acessar qualquer serviço do Detran PI pela internet, mas isso também acontece com todo e qualquer outro serviço de um órgão público administra.

Leia também:

Portanto, precisamos dar preferência para os atendimentos online e procurar os atendimentos presenciais quando não for possível emitir pela internet.

Se restou alguma dúvida, não hesite em nos mandar através do comentários pois assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!

Deixe um Comentário