IPVA 2018 MG — Tabela, Consulta, Valor e Pagamento → CONFIRA

Todos os anos, ocorre a cobrança do IPVA Minas Gerais e quem tem veículo registrado nesse estado não pode deixar de estar consultando o calendário de pagamentos e demais informações vinculadas ao mesmo. A parte interessante é que tudo isso está disponível pela internet e você não terá que fazer muitos esforços para ter acesso às informações que precisa.

Atualmente, existem vários serviços online no site do Detran MG e vários cidadãos fazem a utilização dos mesmos. O mais importante é que você procure efetuar o pagamento do IPVA 2018 MG dentro do prazo de vencimento, porque isso evita que você perca o desconto da cota única e não tenha que pagar juros decorrentes do atraso.

Mais seguir veremos com maiores detalhes todas as situações envolvendo os procedimentos necessários para a quitação do imposto. Confira Já!

Leia também:

O que é o IPVA 2018 MG?

Assim como vários outros órgãos públicos em todo país, o Detran Minas Gerais não deixou de informatizar os seus serviços para melhor atender o cidadão. Isso significa que vários serviços que você precisa resolver nesse órgão estarão disponíveis online e preenchendo os dados corretamente que serão pedidos é possível acessar a ferramenta.

Para entender melhor o que é o IPVA 2018 MG, saiba que se trata de um imposto Estadual e obrigatório, a cobrança dele ocorre uma vez por ano e varia de acordo com o tipo de veículo que você tem. O imposto incide sobre carros, caminhões, motocicletas, moto, ônibus e vários outros tipos de veículos.

IPVA 2018 MG

Outro ponto muito importante a respeito do IPVA, são às normas disponíveis para pagamento, assim como nos anos anteriores, o Detran disponibiliza a opção em cota única com desconto e a opção de parcelamento em até 3 vezes sem incidência de descontos, mas também sem a aplicação de juros.

 

O parcelamento ocorrerá com valores iguais para cada parcela e com data de vencimento estabelecida, portanto, o cidadão precisa ter muita atenção nesse detalhe e as informações estarão disponíveis no site para consulta. Facilita muito quando temos recursos online a nosso favor, e os órgãos públicos tem investido muito nisso para atender as pessoas de forma mais eficiente.

Consulta IPVA MG

O IPVA 2018 Minas Gerais passa por atualização de seus valores todos os anos e cabe ao cidadão fazer a consulta daquele que se aplica ao veículo que ele possui. O valor sempre é calculado em cima das características do veículo e também através da aplicação de uma alíquota que é atualizada todos os anos.

Pela internet é possível fazer a emissão da guia de recolhimento do IPVA MG 2018 e com isso também é possível consultar o valor que você vai pagar referente ao tipo de veículo que você tem no momento.

Não deixe de estar verificando o valor final e também quais são as formas de pagamento disponíveis, que descrevemos no tópico anterior. Abaixo segue as instruções sobre como realizar a consulta valor IPVA 2018 MG:

IPVA 2018 MG

  • Acesse o site do Detran de Minas Gerais: www.detran.mg.gov.br;
  • A consulta exige que o cidadão faça o preenchimento do número do Renavam e do exercício (ano);
  • Após fazer um preenchimento correto dos dados informe os caracteres da Imagem e clique no botão “Continuar”.

Existem várias opções de serviços online que já se encontram disponíveis no site do Detran Minas Gerais e um deles é referente a consulta da guia de recolhimento e o respectivo valor para pagamento. Não deixe de acessar o site e consultar a demais informações que podem ser acessadas por esse Portal.

Tabela IPVA 2018 MG

Consultando calendário de pagamento IPVA 2018 MG é possível ter conhecimento sobre quando você deve efetuar o pagamento desse imposto. As datas são estabelecidas de acordo com o último dígito da placa do veículo e o órgão vai disponibilizar o calendário completo com todas essas informações.

IPVA 2018 MG

Além de informar a data para pagamento da cota única, a tabela também informa o vencimento da primeira, segunda e terceira parcela, caso o cidadão tenha optado pelo pagamento parcelado. Praticamente todas as informações sobre o IPVA MG estarão disponíveis para consulta online e fica fácil se manter atualizado sobre esse imposto.

Acesse o site e consulte o calendário de pagamento IPVA 2018 MG: www.fazenda.mg.gov.br.

A partir do momento em que você tem acesso à informação dos prazos de pagamento é possível se manter em dia com esse imposto, o que é muito importante e evita o pagamento de juros. O calendário de pagamento IPVA 2018 MG é muito importante e você não pode deixar de consultar essa informação com maiores detalhes.

Como pagar o IPVA MG

IPVA 2018 MG

Devido a informatização de vários processos e serviços, o pagamento IPVA 2018 MG poderá ocorrer de diferentes maneira e cabe a cada cidadão escolher aquela que melhor se encaixa em sua rotina.

Caso você tem algum veículo registrado no estado de Minas Gerais, verifique abaixo quais são as opções disponíveis para pagamento IPVA 2018 MG e veja qual delas melhor se encaixa em seu orçamento financeiro atual:

  • Pagamento em cota única: desconto de 3% aplicado a valor total;
  • Pagamento parcelado: esse não tem nenhum desconto aplicado, mas poderá ser parcelado em 3 vezes sem juros.

A guia poderá ser paga em:

  • Casas lotéricas;
  • Internet banking;
  • Aplicativo do celular;
  • Caixas eletrônicos.

O ideal é escolher aquela ferramenta para efetuar o pagamento IPVA Minas Gerais que melhor se encaixa em sua rotina. Sempre tendo atenção quanto ao prazo de vencimento do documento.

  • Conclusão

O IPVA 2018 MG é obrigatório e isso cobra que o cidadão tenha muita atenção quanto ao prazo de vencimento. Quem não efetua o pagamento de um imposto que é obrigatório acaba entrando na dívida ativa, o que gera muitos outros problemas.

Leia também:

Aproveite que a internet está aí para te auxiliar e se mantenha atualizado sobre todos os detalhes possíveis. As informações sobre os impostos como IPVA MG passa por alterações todos os anos e precisamos saber quais são os dados que se aplicam ao exercício financeiro vigente.

Caso restou alguma dúvida, não hesite em deixa-lá nos comentários e assim que possível iremos te dar um retorno. Boa Sorte!

IPVA 2018 MG — Tabela, Consulta, Valor e Pagamento → CONFIRA
Avalie este artigo!

Deixe um Comentário