IPVA 2018 AM — Tabela, Consulta, Valor e Pagamento → CONFIRA

Todos os anos os cidadãos precisam estar atentos em relação aos impostos obrigatórios que o governo vem cobrando. Principalmente porque hoje em dia temos muitos que são obrigatórios e possuem datas específicas para serem pagos, como é o caso do IPTU e também do IPVA. Esses são considerados os mais preocupantes, mas aqui veremos detalhes específicos sobre o IPVA 2018 AM.

No Detran Amazonas já é possível consultar inúmero serviços online, como:

  • Solicitação da segunda via da CNH;
  • Emissão da guia de recolhimento IPVA;
  • Tabela de pagamento do IPVA;
  • Agendamento de atendimento;
  • Pontuação da CNH;
  • E muito mais.

Esses são alguns exemplos de serviços disponíveis no site, mas é claro que existem vários outros e deixamos apenas algumas referências para que você entenda como esse órgão está crescendo se preocupando em melhor atender o cidadão. O uso dos serviços online e gratuito, quanto a isso não precisa se preocupar.

Leia também:

O que é o IPVA 2018 AM?

Se você tem algum veículo, certamente sabe a importância de ter atenção aos detalhes do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores Amazonas (IPVA AM), principalmente para que não ocorram atrasos e incidência de juros, o que é um problema muito comum com a maioria das pessoas.

IPVA 2018 AM

Acima você pode acompanhar algumas características referentes ao imposto e é importante entender um pouco mais sobre ele, principalmente sobre qual é a destinação do mesmo, assim você consegue entender porque está efetuando o pagamento.

Existem muitos detalhes importantes relacionados ao IPVA 2018 AM e precisamos sempre ficar atentos, principalmente em relação à alíquota do IPVA AM que é definida para cada ano e ela influencia diretamente no cálculo do valor que o contribuinte irá pagar. As características do veículo também são fundamentais para se determinar o valor final.

Consulta IPVA AM

Com a guia de recolhimento em mãos, os proprietários podem ter acesso às informações sobre o valor do IPVA AM aplicado ao tipo de veículo que ele possui.

Isso porque não temos um valor padrão, somente a alíquota definida pelo Detran e que será utilizada de forma igual para o cálculo de todos os impostos, mas são as características do veículo que também irão determinar o valor pago pelo cidadão.

IPVA 2018 AM

Para realizar a consulta do IPVA 2018 Amazonas é bastante simples e rápido. Siga o passo a passo abaixo e saiba como realiza-la.


Passo 1 – Acesse o site do Detran Amazonas servicos.detran.am.gov.br e espere o site carregar completamente.


Passo 2 – Informe o registro do Renach, seu CPF, Data de Nascimento e Informe o código de verificação.


Passo 3 – Para finalizar, clique no botão “Solicitar”. Após isso, você poderá consultar todas as pendências relacionadas a seu veículo automotor.


O sistema do Detran AM consegue retornar as informações somente se os dados pedidos forem preenchidos de forma correta, isso faz com que o contribuinte tenha muita atenção, caso contrário não será possível obter o documento por meio desse processo.

Sempre lembramos que essa consulta funciona em qualquer dia da semana e dentro de qualquer horário. O cidadão só tem que ter cuidado em relação ao horário de funcionamento do atendimento presencial.

Tabela IPVA AM

Na hora de saber quando efetuar o pagamento do imposto é necessário consultar o calendário de pagamentos IPVA 2018 AM e assim conseguimos saber quando vence o documento.

As datas de pagamento variam também de acordo com a modalidade que o proprietário escolhe pagar. Isso significa que temos um prazo para cota única, e outro prazo para o pagamento parcelado.

IPVA 2018 AM

Mas tudo isso será especificado na tabela de pagamento do IPVA 2018 Amazonas e você poderá consultar com antecedência para escolher qual método fica melhor na hora de você pagar as suas contas. Caso ainda não tenha consultado os prazos, basta acessar o site do Detran AM.

Essas datas sofrem alterações com o passar dos anos e você precisa sempre consultar o calendário atualizado e que se aplica o exercício financeiro atual. Não utilize datas de anos anteriores porque elas não serão mais válidas.

Como pagar o IPVA AM

IPVA 2018 SE

Conforme mencionamos anteriormente, o pagamento do IPVA AM pode ser realizado de duas maneiras diferentes e o cidadão escolhe aquela que melhor se aplica a ele. Abaixo está a descrição delas:

  • Pagamento à vista: A cota única concede desconto no valor de 3%, para que ele possa incidir é necessário efetuar dentro do prazo de vencimento estabelecido pelo Detran;
  • Pagamento parcelado: Não tem nenhum desconto concedido, mas para parcelar em 3 vezes não ocorre incidência de juros.

Analisando essas duas opções para pagar o IPVA 2018 AM, você poderá escolher qual delas se encaixa melhor no seu orçamento atual. Verifique a questão dos prazos para cada uma, isso é muito importante.


  • Conclusão

O Detran AM vem trabalhando em cima de diferentes serviços online para o cidadão estar consultando. Praticamente todos aqueles relacionados ao IPVA já estão informatizados, isso significa que dificilmente você vai ter que procurar atendimento presencial para resolver alguma pendência.

Leia também:

Sempre que for necessário procurar os atendimentos presenciais, não se esqueça de ver o horário de funcionamento e também a documentação certa para que você possa resolver a sua pendência, assim você não tem que voltar até o órgão novamente.

Caso ainda tenha alguma duvida referente ao IPVA Amazonas deixe o seu comentário para que possamos te responder o mais rápido possível.

Deixe um Comentário